Voluntariado Cirandar

O Programa de Voluntariado do Cirandar se inspira no sentimento de colaboração e solidariedade que permeia a construção de um mundo mais justo e igualitário.

Acredita que oportunizar o acesso ao livro e à leitura às populações mais empobrecidas é promover o desenvolvimento humano em suas diferentes dimensões.

As práticas de voluntariado no Cirandar começaram em 2008 com a parceria dos voluntários do Instituto C&A, seguiram com a experiência em voluntariado internacional junto a AIESEC, e em 2016 se consolidaram com a criação do Programa de Voluntariado do Cirandar.

A experiência do Cirandar com práticas de voluntariado já recebeu diversos prêmios nacionais, consolidando a entidade como uma referência no assunto.

Quer ser voluntário ou voluntária Cirandar?

Se você ama trabalho voluntário e quer contribuir para aprimorar o amor pelos livros e a educação de crianças, e para a garantia de direitos de migrantes e refugiados, encontrou o lugar certo! Desde 2008, cerca de 400 pessoas já tiveram a oportunidade de contribuir com o nosso grupo de voluntariado. As atividades serão realizadas nas bibliotecas Chocolatão (Zona Leste) e Cirandar (Centro Histórico), em Porto Alegre.

Pré-requisitos para voluntariar:

Áreas de atuação do voluntariado em 2023 – conforme sua escolha:

Voluntariado em biblioteconomia
Objetivo: contribuir para o processamento técnico e dinamização do acervo das bibliotecas Chocolatão e Cirandar.

Voluntariado em mediação de leitura
Objetivo: realizar Cirandas de Histórias para crianças e adolescentes na Biblioteca Cirandar.

Voluntariado em ações de alfabetização e letramento de crianças
Objetivo: auxiliar a educadora da Biblioteca Chocolatão no apoio de ações de alfabetização e letramento de crianças com idade entre 6 e 12 anos.

Voluntariado em idiomas (português) para migrantes e refugiados
Objetivo: contribuir para o aprimoramento da língua portuguesa através de encontros semanais centrados em práticas que dialoguem com a arte e cultura.

Voluntariado em comunicação
Objetivo: contribuir para o aprimoramento da comunicação do Cirandar  através do gerenciamento de redes Sociais (instagram e facebook); Linkedim – atualização e expansão; atualizações do site com notícias; criação de Newsletter bimestral; Cobertura de atividades ou eventos para geração de notícias e Releases.

Observação: o calendário de formações e início das atividades estará disponível após a seleção de novo grupo.

Será uma alegria te ver na equipe de voluntários do Cirandar!

Em breve, abriremos novas vagas para o voluntariado Cirandar. Acompanhe nossas redes!