Durante muitos anos, o acesso à leitura literária esteve distante das comunidades de periferia pela ausência do interesse de agentes, pela falta de políticas de livro e leitura e pela não-valorização da autoria dos moradores e artistas locais. Contudo, na contramarcha disso, desde a nossa fundação, acreditamos que a leitura é um direito social e ferramenta essencial para a transformação da sociedade. Com esses princípios, organizamos nossos projetos de democratização de acesso ao livro.

Biblioteca Comunitária Chocolatão: descendo a ladeira do Residencial Nova Chocolatão no bairro Mário Quintana encontramos uma casa diferente das outras. Chama atenção por suas cores, movimentação de pessoas e crianças que buscam o local para ler, participar das atividades de rodas de leitura, mediações, encontro com escritores, saraus literários, mala de leitura, etc. A Biblioteca Chocolatão foi criada em 2011 ainda no centro de Porto Alegre, antes do reassentamento de mais de 180 famílias serem transferidas para a Zona Norte da capital. O acervo dispõe de mais de 1.500 obras para empréstimo, consulta local e atendimento dos mais variados públicos.
Endereço: Rua Mario Juarez de Oliveira, 261 (Entrada pela Avenida Protásio Alves, 9.091)

Biblioteca Comunitária do Arquipélago: primeira Casa da Leitura da Capital, a biblioteca é também a primeira ação do Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL) de Porto Alegre, implementada pela Ong Cirandar com aporte financeiro da Prefeitura Municipal e do Instituto C&A. A biblioteca está localizada junto a Associação de Mulheres da Ilha Grande dos Marinheiros, onde desenvolve atividades em parceria com as demais instituições. A biblioteca realiza atividades de mediação de leitura, artesanato e oficinas de arte e educação que buscam revitalizar r a cultura popular local através de brincadeiras e cantigas de roda.
Endereço: Rua da CRuz, nº 5. Ilha Grande dos Marinheiros.

Assessorias e consultorias: O Cirandar realiza, em parceria com o poder público e organizações sociais, trabalhos de assessoria e consultoria para a implementação de programas de leitura, formação de mediadores e agentes culturais e eventos literários em geral.