Nessa linha de ação estão os projetos que fortalecem a cultura popular reconhecendo a música como uma linguagem cultural de grande relevância para a construção da memória e da cultura brasileira.

ESTÚDIO MÒVEL GRAVAÊH

O Projeto Estúdio Móvel Gravaêh, criado em 2010, constitui-se  em um estúdio de gravação de áudio montado dentro de um ônibus altamente equipado para ações de música, cinema, literatura, teatro e exposições culturais. Inédito no Brasil, atua como Centro Cultural Itinerante oportunizando, além da gravação de músicas, atividades culturais que acontecem no entorno do ônibus, como rodas de leitura, exibição de espetáculos de teatro e exposições de artes plásticas, durante as gravações. O projeto pode percorrer todo o território brasileiro, através da realização de turnês, atuando na orientação, gravação e formação de músicos. Esse projeto conta com a possibilidade de apoio através de Lei de Incentivo Fiscal Federal.

ORQUESTRA DE CULTURA POPULAR

O projeto pretende consolidar a Orquestra de Cultura Popular do Cirandar, através de formação musical para crianças e adolescentes das comunidades Chocolatão e Ilha Grande dos Marinheiros. Esse projeto conta com a possibilidade de apoio através de Lei de Incentivo Fiscal Federal.