O papel do Cirandar como mobilizador comunitário

Desde outubro o CIRANDAR está trabalhando em parceria com a Seja Digital – entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV no Brasil. Um grande movimento de modernização da comunicação no país que impactará na ampliação do acesso à informação.

Com o objetivo de informar a população sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 31 de janeiro de 2018, realizar o agendamento das famílias que têm direito a retirar os kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto e orientar sobre sua instalação, a ONG Cirandar está organizando atividades de mobilização nas comunidades de Porto Alegre, Viamão, Caxias, Alvorada, Guaíba, Cachoeirinha, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapucaia do Sul.
As atividades de mobilização contam com as Caravanas Culturais da TV Digital, onde o ônibus Gravaêh oportuniza a realização de shows, atividades de literatura, exibição de cinema, teatro e dança de artistas locais. As Caravanas Culturais já envolveram 64 grupos artísticos, alcançaram 5.550 pessoas e realizaram 670 agendamentos.

Também são desenvolvidas atividades junto à população de 9 Centros de Referência da Assistência Social – CRAS da Capital. Nestes territórios o Cirandar já realizou mais de 50 mutirões de agendamento, mais de 25 caravanas nas escolas e mais de 13 mil orientações sobre o direito em adquirir os kit de conversão gratuitos.


Esta foto ilustra o trabalho de mobilização comunitária desenvolvida pelo Cirandar. Mostra o trabalho do Erick, mobilizador comunitário responsável pela região do CRAS Hípica em Porto Alegre. O tablet é a ferramenta onde Erick agendou a retirada do Kit que está sendo instalado pelo morador ao fundo. Essa imagem representa nosso compromisso em contribuir para que ninguém fique de fora do processo de digitalização da TV no Brasil.

Para o Cirandar, esta é uma ação contribui para o empoderamento comunitário através do acesso a informação. Vem ao encontro de nosso objetivo de fortalecer e mobilizar as redes sociais em prol do saber e da cultura. O CIRANDAR investe em projetos de intervenção pautados na educação como ferramenta de transformação social e fortalecimento da cidadania.